Olimpíadas Escolares passam a se chamar Jogos Escolares da Juventude
Competição continuará a ser disputada em duas faixas etárias: 12 a 14 e 15 a 17 anos.
Realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) desde 2005 como forma de estimular a prática esportiva nas escolas e auxiliar a descoberta de jovens talentos para o esporte de alto rendimento, em 2013 as Olimpíadas Escolares passam a se chamar Jogos Escolares da Juventude. A nova designação escolhida pelo COB foi em atendimento à solicitação do Comitê Olímpico Internacional (COI), que quer preservar o uso de expressões com o termo “Olimpíadas”, que é uma propriedade do COI.
A escolha do nome pelo COB segue o conceito dos Jogos Olímpicos da Juventude, cuja primeira edição foi realizada em 2010, em Cingapura. Naquela oportunidade, 35 atletas que integraram o Time Brasil haviam disputado as Olimpíadas Escolares.
A mudança do nome do evento não implicará em alterações no formato da competição. Os Jogos Escolares da Juventude continuarão a ser disputados em duas faixas etárias. Em 2013 o evento para atletas de 12 a 14 anos será disputado em Natal (RN), em setembro, e para atletas de 15 a 17 anos em Belém (PA), em novembro.
A novidade deste ano será a entrada de lutas (olímpica) no programa de competições de 15 a 17 anos. A modalidade já integrava o programa de 12 a 14 anos.
Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro e correalizados pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo, com o apoio dos Governos locais.
Cada estado pode inscrever três alunos-atletas por gênero, em categorias diferentes, e um único técnico para todos. A graduação dos alunos-atletas deve ser: no mínimo, faixa verde (6º GUB), e, no máximo, faixa azul (4º GUB).
As lutas têm duração de quatro minutos, divididos em dois rounds de dois minutos. O sistema de disputa é de eliminatória simples. Não são permitidos chutes e socos na altura do rosto.
* As disputas no taekwondo acontecem somente na fase de 15 a 17 anos das Olimpíadas Escolares
Somente poderão participar atletas devidamente legalizados e registrados no seu Esporte, ou seja, filiados a Confederação de sua modalidade
Lista de Confederações responsáveis e únicas de sua modalidade no País:
http://www.cob.org.br/confederacoes-brasileiras
Somente poderão participar atletas devidamente legalizados e registrados no seu Esporte, ou seja, filiados a Confederação de sua modalidade
Lista de Confederações responsáveis e únicas de sua modalidade no País:
http://www.cob.org.br/confederacoes-brasileiras
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Recados e perguntas